'Robin Hood' (Universal), aventura com Russel Crowe e direção de Ridley Scott, estreia hoje nos cinemas de todo o mundo, com lançamento em cerca de 10 mil cinemas.
No Brasil, o filme é o maior lançamento do fim de semana, entrando em cartaz em 401 salas do circuito.
O destemido arqueiro Robin Hood (Russell Crowe) e seu bando de saqueadores eram ladrões que se preocupavam somente com suas próprias vidas. Até que decidem enfrentar o poder e a corrupção que tomou conta da cidade de Nottingham, sufocada pelos altos impostos e dominada pelo xerife local (Matthew Macfadyen). Em sua luta contra os poderosos e a favor dos oprimidos, Robin passa a ser considerado um fora da lei e, durante sua cruzada, acaba conhecendo e se apaixonando por Lady Marian (Cate Blanchett).
Danny Huston, William Hurt, Vanessa Redgrave e Oscar Isaac completam o elenco.
O segundo maior lançamento nacional é o drama 'O Preço da Traição', de Atom Egoyan. Estrelado por Julianne Moore e Liam Neeson, o longa abre em 56 salas, com distribuição da PlayArte.
Catherine e David são, à primeira vista, o casal perfeito. Felizes, com um filho adolescente talentoso, eles parecem ter uma vida idílica. Mas quando David perde um vôo e consequentemente sua festa de aniversário surpresa, Catherine começa suspeitar do marido. Colocando em cheque a sua fidelidade, ela decide contratar Chloe, uma acompanhante para seduzir David e testar sua lealdade.
Já o sueco 'Os homem que não amavam as mulheres', baseado na série best-seller de Stieg Larsson, entra em cartaz em 32 salas. 'Maré de azar', comédia com Ben Afleck e Jason Bateman, estreia em 18 salas, com distribuição da Paris.
O fim de semana ainda conta com 'Antes que o mundo acabe' (Imagem, 13 salas), longa de estreia de Ana Luiza Azevedo, 'Pecados de meu pai' (Serendip, 7 salas), documentário sobre a vida do narcotraficante Pablo Escobar, o francês 'Mademoiselle Chambon' (Imovision, 5 salas) e, apenas em São Paulo, 'Sempre bela' (Filmes da Mostra), do português Manoel de Oliveira.
Nos Estados Unidos, Robin Hood também é o maior lançamento, entrando em cartaz em 3,5 mil cinemas. A segunda maior estreia no país ficou com o romance 'Cartas para Julieta' (Summit), em 2,9 mil cinemas. Estrelado por Amanda Seyfreid, Gael Garcia Bernal e Vanessa Redgrave, o longa tem lançamento no Brasil em 11 de junho, pela Paris.