O crédito disponibilizado pelo sistema financeiro no Brasil encerrou 2010 com forte crescimento, acompanhando a recuperação da economia no ano.
O crédito total, incluindo recursos livres e direcionados, subiu 1,6 por cento em dezembro e 20,5 por cento em 2010, informou o Banco Central nesta quarta-feira.
O crédito atingiu 46,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB)em dezembro, ante 44,4 por cento em igual mês do ano anterior.
'O desempenho do crédito em 2010 mostrou-se condizente com o aquecimento da atividade econômica, sustentada principalmente pela demanda doméstica, com evoluções significativas do investimento e do consumo agregados', afirmou o BC em nota.
'Nesse cenário, foi determinante o impulso resultante das operações com recursos direcionados, com ênfase para as contratações do BNDES e para os financiamentos habitacionais.'
Segundo o BC, entre os empréstimos com recursos livres, houve forte expansão nas operações para aquisição de veículos, enquanto para as pessoas jurídicas, o destaque ficou com aumento da demanda por capital de giro.
Os dados mostraram ainda que a inadimplência caiu para 4,6 por cento em dezembro, ante 4,7 por cento em novembro.
0 comentários:
Postar um comentário