19 fevereiro 2011

Dicas para abrir um negócio na web


O exemplos de gente bem-sucedida em negócios na internet não param de aparecer. De redes sociais a sites de compras coletivas, o empreendedorismo na web ganha mais adeptos em um ritmo intenso e constante.

Marcos Morita, mestre em Administração de Empresas e especialista em estratégias empresariais, dá oito dicas práticas para se conceiturar e executar um plano de negócios na web:

Defina o foco
Identifique eventuais necessidades não atendidas, que podem se tornar oportunidades lucrativas. Engana-se quem imagina que a competição no mundo virtual seja menor que em negócios reais.

Defina os produtos e serviços
Escolha o modelo de negócios, assim como os produtos e/ou serviços que serão oferecidos. A vantagem da internet é que o estoque pode estar em local com menor custo por m2, como um galpão em alguma periferia ou até mesmo no próprio fornecedor.

Crie uma identidade
É hora de definir o nome e a identidade visual de seu negócio - logotipo ou frase de efeito. Cuide para que seja fácil de ser lembrado, marcante, curto e que descreva a alma do negócio.

Legalize seu negócio
Procure um contador de sua confiança e registre a empresa legalmente. Não pense que negócios virtuais estão alheios à fiscalização e tributação. Busque profissionais qualificados para cuidarem da parte legal antes de dar início às negociações.

Monte sua loja
Como num comércio tradicional, o visual, os produtos e serviços disponíveis, a localização das mercadorias, o atendimento e as formas de pagamento são também muito importantes no comércio on-line.

Garanta uma compra segura
Para evitar fraudes e proteger seus clientes e potenciais clientes, invista na segurança de seu site. Há diversas empresas que oferecem serviços de autenticação digital, dificultando a ação de indivíduos com más intenções.

Dê opções de pagamento
Numa loja virtual, aceitar as diversas bandeiras e modalidades de pagamento, como crédito e débito, são obrigações. Considere também as opções de depósito bancário e boletos. A flexibilidade e negociação devem estar presentes mesmo no comércio virtual.

Divulgue
Como numa loja tradicional, os primeiros dias são sempre bem difíceis, até que as pessoas conheçam, experimentem, comentem e retornem, fechando o ciclo de fidelização.

0 comentários:

Postar um comentário